sexta-feira, 13 de julho de 2012

Revisão sobre a antiguidade Clássica!


Introdução á Grécia: está dividida em:

·         Grécia Continental: Maciço continental (Tessália, Epiro, Macedônia e Magnésia), Grécia central e Peloponeso;
·         Grécia Insular: Mar Ageu e Jônico;
·         Grécia Asiática: Região litorânea da Ásia menor;
·         Magna Grécia: Sicilia (Sul da Itália), Marselha (França), Emporiae (Espanha).

  Condições geográficas: 

A paisagem é formada por montanhas e poucas planícies que dificulta a comunicação por terra e facilita a autonomia da polis.

 Condições Climáticas: 

Mediterrâneo, devido a esse clima as regiões mais férteis ficam em Massênia. Esses fatores geográficos e climáticos favoreceram o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.
As variações climáticas, as guerras e o crescimento populacional provocou uma escassez de alimentos, fatores que contribuíram para a colonização grega. A pesca e o comércio marítimo foram a principal fonte de alimentos do povo.


 A ocupação da Grécia: 


Descendência indo-europeia houve a imigração de povos, a cerca de 2000 a.c, que são: Eólios, Aqueus, Jônios (Seminômades) e
Dórios (povo guerreiro). Os jônios foram os primeiros a se instalarem na península e ali desenvolveram cidades fortificadas. Por volta de 1580 a.c, os aqueus e eólios tomaram parte do território jônico e passaram a sofrer influência do povo da ilha de Creta. Por volta de 1400 a.c, os aqueus formaram uma civilização no Peloponeso, tendo Micenas como a mais influente das cidades. A busca por novas áreas causou uma guerra contra a civilização troiana.  Por volta de 1200 a.c os dórios invadiram o Peloponeso, fato que seria o possível motivo da destruição da civilização micênica. Devido a invasão dória, houve um retrocesso cultural, onde a população passou a viver em genos, que são comunidades unidas por laços de parentesco. A comunidade era liderada por um pater-familia. Escravos e agregados pertenciam ao genos também. Mas artesão e pequenos proprietários não faziam parte. Os bens eram coletivos, por isso quase inexistiam classes sociais.   A sociedade que surgiu após a invasão dórica, deu lugar para a formação da polis grega. 


Evolução da polis grega: 

As polis remontam ao processo de desorganização econômico-social resultante da invasão dória e têm como traço comum a origem de organizações familiares agropastoris. A grande novidade na sociedade grega do período arcaico foi a invenção da propriedade privada. Numa sociedade com claro predomínio social do guerreiro, esta inovação trouxe um personagem novo, o guerreiro-proprietário.
Os grandes proprietários eram privilegiados por serem os únicos que possuíam armamento completo e tempo livre para a guerra. Por isso, são responsáveis por comandar o exército e assim apropria-se do espólio de conquista. A divisão de classes, antes era instituída a partir da riqueza gerada pelas propriedades privadas, porém passou a ser relacionada a nobreza de sangue, organizado a partir da afiliação. Esta nobreza foi responsável pela formação das primeiras cidades estado da Grécia. A repartição desigual de terras gerou uma vasta classe de empobrecidos que, necessitando de empréstimos tomados aos mais ricos para sobreviver, passaram a sofrer a escravidão. E a necessidade de fugir da escravização levou os mais pobres a ocuparem novas áreas ao longo do mediterrâneo. Tal expansão colonizadora incentivou as atividades comerciais propiciando o surgimento de uma nova aristocracia – gregos enriquecidos pelo comércio. Com isto, a antiga aristocracia se vê diante de um problema: além das pressões populares para deter a pauperização, a pressão dessa nova aristocracia para participar das decisões políticas das pólis. O crescimento populacional, a desintegração dos genos impulsionou a colonização. Com essa desintegração deu origem a grupos maiores como aldeias, tribos e etc...
Indivíduos de uma mesma cultura e religião formam a polis, localizada na   
Acrópole (fortaleza constituída no alto da colina). A respeito da estrutura das primeiras cidades-estado podemos dizer que o rei (basileus) tinha funções sacerdotais e o conselho de magistrados tinha o poder de fato. Podemos dizer que a primeira forma de governo da polis foi oligárquica (governo de poucos) ou Aristocrática (governo dos melhores). Atenas, Esparta, Mégara, Corinto, Argos e Mileto foram as principais cidades-estados gregas, entretanto Atenas e Esparta assumiram um lugar de destaque nesse cenário, sendo consideradas pelos romanos “os dois olhos da Grécia”.  

Esquema da formação e evolução

Origem: povos indo-europeus(1950 a.c)
Civilização Micênica: povoamento e formação. (1950-1100 a.c)
Período Homérico: A desorganização econômica gerada pela invasão dória. No final do período surgem as primeiras cidades-Estados. (1100-800 a.c)
Período Arcaico: A evolução e amadurecimento das cidades-Estado, destacando-se Atenas e Esparta. (800-500 a.c)
Período Clássico: As cidades-estados atingem sua maturidade com o esplendor da democracia ateniense, na época de Péricles. Em 338, Felipe da Macedônia põe fim à independência das cidades-Estado. (500-338 a.c)
Período Helenístico: constituído de duas fases que são: A ascensão de Alexandre Magno formando vasto império. (338- 323 a.c) e a fragmentação do império e nascimento das monarquias helenísticas (323 a 275 a.c)

As obras como fontes históricas

As obras de homero são fontes fundamentais para o estudo da história da Grécia Antiga. Os poemas de Homero revelam informações importantes sobre comportamento, cultura, religião, fatos históricos, mitologia grega e a sociedade da Grécia Antiga.

Obras atribuídas a Homero:


Ilíada
 – poema épico grego, considerado o mais antigo da literatura ocidental. São 15.693 versos que narram os acontecimentos do último ano da Guerra de Tróia.

Odisseia – são 24 cantos que narram a viagem de volta do herói grego Odisseu (Ulisses) da Guerra de Tróia. São 10 anos de aventuras até chegar à Ilha de Ítaca, onde era rei.
As obras de Homero eram tão importantes para o povo grego como a bíblia para o cristianismo. Acredita-se que estas obras traziam ensinamentos sobre o modo de vida que o povo deveria seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário