domingo, 14 de abril de 2013

Mídia e alienação - comentário


Os meios de comunicação de massa exercem influência no comportamento, na maneira de pensar, e na formação da opinião pública, implantando uma verdadeira “ditadura”, principalmente através da música.

A indústria  da música que é  patrocinada por empresas  privadas,  tem como principal objetivo o lucro.E para conseguir tal objetivo, populariza “hits” que desperta nos ouvintes seus instintos de sobrevivência e reprodução,  através de letras com conteúdos que fazem apologia ao sexo, profanação do amor e a banalização dos sentimentos.

As músicas, com letras e ritmos contagiantes que falam do dia a dia, são lançados através dos meios de comunicação e absorvidos por grande parte da população.

A música é muito forte na vida dessas pessoas, talvez porque contempla o laser, a diversão. E os detentores do poder da mídia têm consciência de como conseguir o que querem, como por exemplo, quando o jogador de futebol, Neymar, dançou em campo, a música estourou em sucesso.

Analisando as letras de algumas músicas ditas de “sucesso” chego a conclusão de que as pessoas são induzidas a cantar  letras  sem conteúdo devido a repetição, sem ao menos se dar conta do que estão cantando.